Skip links

Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez

Alguns benefícios são incompreendidos pela população em geral, um deles é o Auxílio-Doença e a Aposentadoria por Invalidez.

O Auxílio-Doença é o benefício concedido para aqueles que encontram-se incapacitados por mais de 15 dias para o trabalho, vindo a ser suspenso o contrato de trabalho, com o pagamento do salário pela autarquia previdenciária (INSS), na hipótese de ser considerado o quadro ainda sujeito a reabilitação profissional.

No caso de essa incapacidade ser permanente, não podendo ser reintegrado na mesma ou em outra função, será concedido a Aposentadoria por Invalidez ao segurado.

Ambos benefícios necessitam de um período de carência de 12 meses de contribuição para a sua concessão, salvo acidente de trabalho, que depende de somente uma para a sua concessão.

Mesmo em caso de desemprego, cumprido o período de carência, poderá ser requerido e concedido ambos benefícios por um prazo de 1 ano do desligamento da empresa.

Diante disso, para aqueles que se sentiram prejudicados em alguma decisão administrativa da autarquia previdenciária, que procurem seus direitos, sob pena de seu perecimento.

Gabriel Buss dos Santos

OAB/SC 43.428

Entre em contato e agende seu horário para esclarecer dúvidas
(48) 99111-2141

 

Comentários

Faça um Comentário

Return to top of page